EDUCAÇÃO É AQUILO QUE FICA DEPOIS QUE VOCÊ ESQUECE O QUE A ESCOLA ENSINOU.
ALBERT EINSTEIN

quarta-feira

Meu Lazer (estar com os amigos)

Na Grécia o tempo livre era restrito a elite, neste tempo eles faziam um crescimento espiritual. Comparando a elite atual com a grega, temos uma grande diferença. Pois a grega tinha seu tempo livre e a atual tem uma supervalorização do trabalho. Em Roma temos uma evolução, que percebe uma preocupação com a divisão popular (pobres). Isso não significa que a elite e os populares freqüentem os mesmos ambientes.
Para a elite eram atividades de reflexão e cultura, para os populares era feito uma distração e dado alimento (pão).
Este método chamado política do pão e circo foi criado pela elite, para que fosse possível dominar e manipular as classes inferiores.

No inicio do capitalismo a jornada de trabalho era de 12h a 16h e não havia ferias, nem aposentadoria, nem dia de não-trabalho (folga).
O homem começa a se comparar com uma maquina. As camadas populares percebem que era necessário o dia de não-trabalho, fizeram reivindicações e protestos. Conseguindo esse feito, a classe dominante começou encarar as diversões dos dias de não-trabalho como perigosas.
Por que era no momento de não-trabalho que os trabalhadores se reuniam e tomava consciência das situações e criavam estratégias de luta e resistência.
Lazer é o tempo livre do homem. Momento em que as pessoas podem desfrutar prazeres, tranqüilidade e ate descanso.

“O Lazer é um conjunto de ocupações de bom grado que o indivíduo usa para repousar, para divertir-se, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada.” (Dumazedier, 1976)
Sendo, portanto uma atividade de livre escolha, desinteressada sem fins lucrativos.

“O lazer como uma ocupação não obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vive e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento pessoal e social.” (Requixa, 1980)

“Não há, de fato, um consenso entre os autores sobre a forma de entender o lazer. Há os que consideram uma atitude, um estilo de vida.” (Marcellino, 1983)

O lazer vem sendo considerado há muito tempo, como aquele tempo que o homem tem para desfrutar, fazendo algo que gosta, sem preocupações ou sem responsabilidade, tendo tranqüilidade até descanso.
O lazer deve ser o momento em que o indivíduo se espelha em algo que escolhe que lhe dar prazer que o modifica como pessoa. Os prazeres podem ser encontrados em atividades lúdicas através do lazer, nesse quadro encontramos os jogos e brincadeiras.

Podemos então perceber a importância do lazer na vida dos seres humanos, tanto quanto a sua família e o seu trabalho, o lazer além de contribuir para um melhor estado biopsicossocial do homem, um aspecto muito interessante ressaltar e que o lazer vai possibilitar uma amenização nos efeitos decorrentes do envelhecimento.

Diante dessas reflexões, salienta a necessidade dos momentos de lazer em nossas vidas e a importância das instituições governamentais aumentarem as áreas de lazer e ambientes para esses momentos, criando e estimulando à contribuir para alternativas de práticas diferentes nas quais nos desperta sentimentos que só a partir de novas experiências podem ser manifestadas

Bibliografia
Lazer e cultura popular, Dumazedier, Joffre
Lazer e humanização, Marcellino
Introdução ao lazer, Melo e Alves Junior
Lúdico, educação e ed. Física, Marcellino

Nenhum comentário:

Postar um comentário