EDUCAÇÃO É AQUILO QUE FICA DEPOIS QUE VOCÊ ESQUECE O QUE A ESCOLA ENSINOU.
ALBERT EINSTEIN

segunda-feira

Esporte ↔ Jogo

Segundo Feio (1978) o esporte e o jogo têm em comum elementos essenciais: Liberdade, prazer e regras, mas esses elementos se diferenciam numa e noutra atividade: A liberdade e a gratuidade são inerentes ao jogo, no esporte não se exclui a importância dada aos resultados, o que se faz é tão importante quanto a livre escolha que se fez; No jogo, o prazer é processado imediata e unicamente pela motivação lúdica, o esporte integra, em grande proporção, o gosto pelo esforço, o confronto com o perigo e os desafios do treinamento; As regras no jogo conferem ao indivíduo o máximo de liberdade de continuar ou não a prática, as regras do esporte apresentam-se restritivas, imperiosas, minuciosas e coerentes como o objetivo que se deseja alcançar.
No jogo, as regras, o número de participantes, a atribuição dos pontos, a divisão das equipes etc. podem ser definidas pelos próprios participantes. Ou seja, os jogos permitem uma adaptação ao contexto onde se joga.
Já no esporte, as regras são mais universalizadas, ou seja, o futebol que se joga na Itália é muito próximo do que se joga no Brasil e no restante do mundo.

Segundo Caillois (1990), alguns princípios podem ser verificados no jogo: Ser regrado, prazeroso, estar fora da realidade, sem obrigação, absorvente, possuir tempo e lugar próprios etc. Desta forma, o jogo possui a idéia de limites, liberdade e invenção.


Segundo Freire e Scaglia (2003) o esporte é manifestação do fenômeno jogo, porem no esporte se perde bastante elementos lúdicos. Pois começa aparecer a vontade de ganhar dinheiro (o marketing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário