![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJRg-xJaTX9NWaCnO9WXL8O5NMDH9XgPNVq1dftldY9mGTsrmroDKq-tWI2Pjw9Uc4gZG0L8QmUafjIQ3sqBWK_yThgmAEftd8aYeffQvOJGgk2nfKvqlTtThWIV1NWR3QnzddfkqxIU0/s400/natacao.jpg)
Natação para gestantes
Hoje em dia muito se fala sobre saúde e qualidade de vida. A necessidade de uma vida mais saudável para um melhor desempenho do corpo faz com que todos repensem o estilo de vida, e durante a gravidez essa necessidade aumenta para que mãe e bebês estejam saudáveis e seguros.
A natação por ser a muito tempo reconhecida por ser saudável e prazerosa está cada vez mais popular entre as futuras mamães, que buscam por uma gravidez confortável e um pós parto com rápida recuperação.
Muitos obstetras acreditam que quando uma mulher faz algum tipo de exercício durante a gravidez poderá estar menos propensa a ter dificuldades durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê, e estimulam suas pacientes a ser fisicamente ativas.
Benefícios da natação na gravidez
- Alivia as dores lombares (tensão)
- Melhora a circulação sanguínea
- Melhora a auto-estima
- Redução do edema de membros (acumulo de liquido no espaço intersticial)
- Relaxa e massageia o corpo
- Mantém o condicionamento físico durante a gestação, com diminuição da dor
- Fortalece a musculatura postural, fazendo com que o peso corporal seja aliviado
- Menor incidência de varizes
- Controle de aumento de peso
- Aumento da resistência muscular
- Controle postural acentuado
Por quê?
A combinação piscina e grávida é sempre sucesso total. A natação e os exercícios aquáticos são bons para a mente e para o corpo. A água é um meio prazeroso. As atividades na água são mais seguras do que as realizadas em terra. Ajudam o controle do peso e divertem. A pressão da piscina realiza uma drenagem natural do acumulo de líquidos no organismo. Há ainda a questão emocional: você sente que está cuidando de si próprio e conhece outras gestantes. Além de que as atividades para o corpo todo faz com que a gestante pratique a coordenação corporal, o que será útil durante o trabalho de parto e o nascimento do bebê.
Água e o parto
Após a 2ª guerra mundial, grupos de saúdes ocidentais iniciaram experimentos com técnicas naturais de parto na década de 50, o obstreta francês Frederick Leboyer desenvolveu uma técnica de parto denominado “parto sem violência”, que facilitaria a passagem do bebê do útero para o mundo. Um método utilizado pela técnica de Leboyer é o de massagear o recém-nascido em água morna imediatamente após o parto. A técnica mais conhecida, entretanto é baseada no trabalho do DR. Fernand Lamaze. Desde a década de 70 a técnica de Lamaze tem sido método de preparo ao parto mais popular nos Estados Unidos.
Pós-parto
Só quem pode dar a permissão para a mamãe voltar a água é o médico ou o obstetra. O educador de ED. Física só poderá passar séries de aulas gradualmente, após que haja a recuperação total, poderá mudar a série também. As séries passadas são para fortalecer as musculaturas mais abaladas como a do abdômen e reduzir o peso adquirido na gravidez.
Conclusão
Podemos concluir que a natação na gravidez é uma forma de se promover resistência, flexibilidade, condicionamento cardiorrespiratório e conforto durante a gravidez e preparar a gestante para que ela não tenho dificuldades durante o trabalho de parto, auxiliando o nascimento do bebê e também ajudando com a recuperação pos parto.
Bibliografia
Exercícios aquáticos na gravidez – Jane Katz
Hidroterapia em gestantes
http://www.aquabrasil.info/hidro_gestante.htmlv
Nenhum comentário:
Postar um comentário