EDUCAÇÃO É AQUILO QUE FICA DEPOIS QUE VOCÊ ESQUECE O QUE A ESCOLA ENSINOU.
ALBERT EINSTEIN

quinta-feira



Jogos Olímpicos de Inverno
Os jogos Olímpicos de Inverno são um evento multi-esportivo realizado a cada quatro anos, reunindo modalidades disputadas no gelo e na neve, sendo um dos eventos máximos do Movimento Olímpico, ao lado dos Jogos Olímpicos de Verão.
História
Em 1894, um dos esportes propostos na criação do COI (Comitê Olímpico Internacional) foi a patinagem no gelo. O esporte foi introduzido apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres. Três anos depois foi proposta uma semana com esportes de Inverno dentro dos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo. Os organizadores opuseram-se a esta idéia, querendo promover os Jogos Nórdicos, uma competição de Desportos de Inverno, realizada de 4 em 4 anos entre competidores dos países Nórdicos.
O sonho de realizar uma Olimpíada de Inverno não havia morrido. Na Olimpíada de 1916 novamente foi proposta uma Semana de Jogos de Inverno, mas a Primeira Guerra Mundial cancelou os Jogos Olímpicos de Berlim. Os primeiros Jogos Olímpicos depois da Guerra, os Jogos de 1920, na Antuérpia, novamente representaram patinagem artística, enquanto o hóquei no gelo faz sua estréia Olímpica. A primeira competição de caráter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno, realizada em 1924 na cidade francesa de Chamonix. Apenas dois anos depois o COI decidiu dar o estatuto de Jogos Olímpicos àquela competição, que passaria a acontecer regularmente. Os jogos de 1940 de Sapporo no Japão e 1944 de Cortina d'Ampezzo na Itália foram cancelados devido à Segunda Guerra Mundial. Até 1992 os Jogos Olímpicos de Inverno eram realizados no mesmo ano que os Jogos de Verão. Em 1994, a tradição de realizar jogos de quatro em quatro anos foi quebrada para que, a partir de então, os Jogos de Inverno fossem realizados em anos diferentes dos Jogos de Verão

Nenhum comentário:

Postar um comentário